O PROCESSO

Para algumas escolas da psicologia o desenvolvimento do indivíduo é dividido em fases, sendo essas fases vividas na infância cruciais para a maturação das capacidades e autonomia do ser. 

Na psicologia, se as experiencias vividas nessas fases - incluindo aí os traumas e as fixações - são cruciais para o desenvolvimento de estruturas físicas e psíquicas que nos permitam transitar com relativa desenvoltura dentro de nossa cultura e sociedade, trarão ao mesmo tempo bloqueios e angústias que necessitam ser trabalhados na vida adulta para a plena maturação do indivíduo.

Se a vivência de traumas específicos em cada um dos estágios da infância é parte inerente ao nosso processo de evolução, estes traumas também implicam em bloqueios que precisam ser trabalhados na idade adulta para o pleno desenvolvimento do indivíduo.


A sabedoria Xamânica, por sua vez, compreende o Círculo Sagrado da Natureza e nos reconhece como sendo uma semente que, estando em sintonia com a sua natureza, pode se tornar uma árvore forte, saudável, bela e frutífera. Assim, a metáfora do ciclo de vida vegetal serve para abordar o desenvolvimento do Ser na sua totalidade serve de espiração para esse trabalho: onde a preparação do terreno para receber a semente será de extrema importância para que se tenha uma boa germinação, e o crescimento da arvore como também sua manifestação da beleza através do florescimento, multiplicação e proteção de sua essência através da frutificação, expansão através do aprofundamento das raízes e elevação dos galhos e folhas..

Propomos uma trabalho terapêutico dividido em etapas que baseia-se na revisitação  dos estágios do desenvolvimento infantil, do ponto de vista físico-psíquico-sensorial objetivando o destensionamento da musculatura, para liberação dos bloqueios do fluxo energético e a reconexão de cada um de nós com sua essência e suas potencialidades.


Estas etapas impactam inclusive na formação e funcionamento do nosso sistema, pois de acordo com a perspectiva xamânica, todo ser humano nasce com o espírito livre, com total capacidade de expansão e desenvolvimento. Porém, nasce também com um corpo frágil e dependente. Na sua sabedoria, o espírito entende que para sobreviver, precisa proteger esse corpo. Cedo, assim, às regras que lhe são impostas pela família, sociedade e cultura em geral, o que implica em uma desconexão do corpo com a natureza e com o universo mais sutil dos campos energético. Se o nosso corpo passa a caminhar com as próprias pernas, atrela-se também a crenças que separam-no de todo o potencial do espírito.

O processo terapêutico se divide em etapas, cada etapa, entramos em contato com sensações e sentimentos ligados às lembranças afetivas de determinado estágio do desenvolvimento infantil em um ambiente de acolhimento e amor. Essas vivências são conduzidas  por terapeutas, auxiliados pela medicina da floresta, que potencializa a abertura das percepções para facilitar o contato com as sensações, sentimentos e emoções mais primitivos de nosso inconsciente.

Os encontros são organizados através da vivência de um estágio específico do desenvolvimento da infância, sendo a partir da perspectiva do ciclo de vida natural da terra. São os estágios da 1) germinação, 2) crescimento e enraizamento, 3) florescimento e frutificação, 4) expansão e 5) envelhecimento e morte. 



Semeando o Ser é um projeto terapêutico que conjuga conhecimentos da Psicologia e da sabedoria ancestral Xamânica, unindo abordagens físico-psíquicas da primeira com o trabalho ritualistico  da segunda, objetivando tratar o ser humano a partir de uma perspectiva holística.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OBJETIVO

A Natureza é o Nosso Maior Mestre